Dissipador de Calor do CPU

Publicada por Free / Category:

Dissipador de Calor do CPU



O que é um Dissipador de Calor?



Dissipador (ou cooler) é o nome dado ao conjunto de dissipação térmica, instalado sobre o processador. O cooler é formado por dois dispositivos: um dissipador de calor, que é um pedaço de alumínio ou cobre recortado, e uma ventoinha, que é um pequeno ventilador colocado sobre o dissipador de calor.





Geralmente é utilizado com um cooler o que facilita na sua dissipação.

O calor que o processador gera em sua operação deve ser dissipado para que o processador não queime. O calor em excesso pode derreter os minúsculos circuitos do processador caso não exista um cooler instalado.

Entre o processador e o dissipador de metal, pode-se utilizar algum elemento que facilite a transferência de calor. A pasta térmica é utilizada com frequência, assim como uma fita especial auto-colante. Estes recursos evitam que exista uma camada de ar (mau condutor de calor) entre a superfície do chip e a superfície do dissipador de calor .



Algumas ventoinhas mais especializadas, podem fornecer a quantidade de rotações por minuto de suas pás. Isto é sobremaneira importante para monitorar a saúde da ventoinha.




1 comentários:

Gil Veloso said on 4 de outubro de 2015 às 22:39  

Para efeitos de calculo de cargas térmicas (kW térmicos) de um ambiente de sala de escritórios com PCs, qual o valor medio (em Watt dissipado para o ambiente exterior) que é ainda dissipado por um Computador (desktop e portáteis) apos o dissipador (cooler interno) ?

Enviar um comentário